segunda-feira, 5 de maio de 2008

Meditação

A esperança renasce

O DEUS DE ESPERANÇA

Porque estás abatida ó minh’alma e porque te perturbas dentro em mim? Espera em Deus, pois ainda O louvarei na salvação da Sua presença. Salmos 42:5

O salmista sabia onde buscar auxílio quando açoitado pelas tempestades ou ameaçado pelos adversários.

Se o Universo fosse unicamente matéria ou energia, sem uma Providência para guia-lo, teríamos razoes para nos afligir e temer o resultado de eventuais catástrofes na Natureza e na vida humana.

O homem de fé, entretanto, centralizou sua confiança no Todo-poderoso, “o Deus de esperança”. Romanos 15:13. Com efeito, o Deus das Escrituras, descrito pelos profetas, pelo salmista, pelo Senhor Jesus e os Seus apóstolos, é um Deus de esperança. Seu amor e Suas promessas trazem confiança ao coração de todos os que nEle crêem.

Com o apóstolo das nações podemos dizer que Cristo é em nós a “esperança da glória”. Colossenses 1:27. Ele nos enche o coração de gozo e paz. Tempestades podem nos sacudir e nuvens escuras esconder-nos o sol durante dias; todavia, como filhos do Deus de esperança, podemos aguardar confiantes o fim da tormenta. O sol voltará a brilhar, porque a nossa vida está escondida nas mãos de Deus e todas as coisas contribuirão para o nosso bem.

Descrevendo a condição dos gentios antes do sacrifício de Cristo na cruz, separados da comunidade de Israel, Paulo os qualificou como “não tendo esperança, e sem Deus no mundo”. Efésios 2:12. Estar sem Deus significa viver em meio a angústia, incerteza e temor.

Há alguns anos um grande abalo sísmico sacudiu extensa região no sul da Itália, seguindo-se sucessivos tremores, responsáveis por destruições devastadoras e generalizado pânico. Entre os que corriam angustiados, tangidos pelo medo, estavam uma senhora e sua filha adolescente. Sentindo sobre os ombros o peso dos anos e não podendo correr no mesmo passo da filha, a mãe deteve-se sobre uma pedra para descansar. Surpresa, a filha a interrogou num tom de censura:

- Mamãe, por que te deténs? Não vês o perigo que nos rodeia?

Ofegante, a mãe respondeu:

- Filha, eu estava pensando que o Deus capaz de abalar estas nossas montanhas, bem pode cuidar de nós.

Quando já envelhecido, cercado de adversários e perigos de toda sorte, o harpista de Israel cantou:

“Pois Tu és a minha esperança, Senhor Deus; Tu és a minha confiança desde a minha mocidade.” Salmo 71:5

Em meio às lutas e vitórias deste dia, renovemos nossa confiança no Senhor – “o Deus da esperança”.

**Extraído da Meditação Matinal "Bom Dia, Senhor" - pr. Enoch de Oliveira (1990)

criado por SOS LÍDER JA

Nenhum comentário: